Expoarade decidida a consolidar MI no Algarve
Luís Carito assumea aposta no corporate para desenvolver a região e faz um balanço da actividade das duas infra-estruturas que estão sob a gestão da Expoarade: o Centrode Congressos do Arade e o Portimão Arena “A principal meta é colocar ambas as infra-estruturas no topo dos destinos do segmento MI a nível nacional e ibérico”,… Continue reading Expoarade decidida a consolidar MI no Algarve
Sónia Gomes Costa
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Luís Carito assumea aposta no corporate para desenvolver a região e faz um balanço da actividade das duas infra-estruturas que estão sob a gestão da Expoarade: o Centrode Congressos do Arade e o Portimão Arena
“A principal meta é colocar ambas as infra-estruturas no topo dos destinos do segmento MI a nível nacional e ibérico”, assume Luís Carito, presidente do conselho de administração da Expoarade, entidade que gere quer o Centro de Congressos do Arade quer o Portimão Arena. E para alcançar tal objectivo diz que “não basta ter só bons equipamentos, é necessário que toda a oferta a nível local se complemente e se desenvolva, nomeadamente a oferta hoteleira e de lazer”, sublinha.
Relembre-se que o auto de entrega do Pavilhão do Arade à Expoarade foi assinado a 15 de Julho. As ideias chave que levaram à participação da Expoarade na parceria para a gestão do Pavilhão do Arade foram, segundo Luís Carito, “a exploração de sinergias entre esta nova infra-estrutura e o Portimão Arena (também recentemente construído), a associação a um parceiro privado que acrescentasse conhecimentos e experiência no sector MI (a Primevents) e o contribuirmos de forma activa para que o Algarve, e em particular a região do Arade, se afirmem no segmento MI”.
Actividade em crescendo
O Centro de Congressos do Arade, designação que o Pavilhão do Arade adoptou em termos comerciais, acolheu quatro eventos em 2007 e seis em 2008, embora se encontre ainda em soft openning. Até final de deste ano, a Expoarade prevê que este centro de congressos receba mais oito eventos corporate. Luís Carito revela que existem já vários pedidos para 2009 assim como propostas em negociação, “embora só agora, após a recepção definitiva, se inicie efectivamente o lançamento comercial do Centro de Congressos do Arade, a nível quer nacional quer internacional”, observa.
No ano passado, o Portimão Arena recebeu 44 eventos, “prevendo-se que em 2008 e 2009 este número cresça ligeiramente, uma vez que a taxa de ocupação é já muito elevada”, salienta o presidente do conselho de administração da Expoarade. O desafio, diz, passa por aumentar os eventos do segmento MI, “com eventual redução de outros, de forma a aumentar o impacto económico na região dos eventos acolhidos”.
No que respeita à marcação dos congressos e eventos, Luís Carito admite que os nacionais são agendados com menos tempo de antecedência: “Cerca de três a seis meses para os de pequena dimensão e cerca de nove meses para os de maior dimensão”. O mesmo não acontece com os certames internacionais, cuja marcação é efectuada habitualmente com um a três anos de antecedência.
Captar grandes eventos
O Centro de Congressos do Arade (com capacidade para mil participantes) está direccionado sobretudo para eventos corporate. Já o Portimão Arena é mais polivalente e pode acolher, além destes, iniciativas de maior dimensão e diversidade, desde manifestações desportivas, feiras e exposições, concertos e espectáculos ou serviços de catering. Não obstante as diferenças, a Expoarade delineou um objectivo comum para as duas infra-estruturas no segmento corporate que pressupõe a promoção de ambas de uma forma articulada. Luís Carito revela que a ideia é que “se complementem entre elas para o acolhimento de eventos com mais de mil participantes que utilizem ambos os equipamentos”.
No que toca à captação de eventos de grande dimensão, que Luís Carito considera “essencial para o desenvolvimento turístico do Algarve”, a Expoarade definiu uma estratégia comum para os mercados nacional e internacional. Esta assenta na “continuação dos projectos de requalificação urbana; dinamização da participação de operadores privados e dos municípios da região, em particular os do Barlavento Algarvio, no desenvolvimento de produtos específicos para este segmento e na promoção a realizar e potenciar a participação na RTA e na ATA”.
Para promover as infra-estruturas, a Expoarade vai apostar na representação em feiras do sector, tanto nacionais, como a BTL, como nas internacionais EIBTM, CONFEX e IMEX. O objectivo é apostar na realização de “parcerias com os principais organizadores de eventos”, justifica dizendo que a promoção também será direccionada a empresas, associações e PCO´s. “Vamos ainda intensificar a colaboração a nível da ATA e do Turismo de Portugal e participar activamente nas associações internacionais deste mercado, nomeadamente a ICAA – Associations Meetings International e a AIPC – Association Internationale des Palais des Congrés, onde podemos partilhar experiências, conhecer os organizadores e ter acesso aos principais clientes a nível internacional”, acrescenta.
Centro de Congressos do Arade
Taxa média de ocupação: 20% em 2007 e 40% em 2008.
Volume de negócio: MI corresponde a cerca de 50% da taxa de ocupação e 80% da facturação.
Número de participantes: 3100 participantes e até ao final de 2008 espera receber mais 3000.
Portimão Arena
Taxa média de ocupação: 62% em 2007 e prevê-se ligeiro crescimento em 2008.
Volume de negócio: MI corres-ponde a cerca de 20% da ocupação e do volume de negócio.
Número de participantes: 4500 participantes, em 2007 e até Junho de 2008. Até ao final do ano espera receber 2000.