Ilha Nautilus afunda-se com chumbo do Ambiente
Projecto de Vale do Lobo não convenceu responsáveis técnicos do Ambiente e tinha o cepticismo dos autarcasO projecto de 1,5 mil milhões de euros para construção da ilha artificial Nautilus, […]

Publituris
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
E-bikes incentivam turismo em 7 concelhos e 4 serras das Montanhas Mágicas
Projecto de Vale do Lobo não convenceu responsáveis técnicos do Ambiente e tinha o cepticismo dos autarcasO projecto de 1,5 mil milhões de euros para construção da ilha artificial Nautilus, ao largo de Vale do Lobo, não vai passar de um “ambicioso projecto” do empresário Sander Van Gelder, depois de conhecida a posição contrária do ministério do Ambiente.
Os pareceres desfavoráveis da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e por parte do Laboratório Nacional de Enge-nharia Civil, ditaram que o ministro Francisco Nunes Correia tivesse desaconselhado “vivamente o prosseguimento da intenção de concretizar o projecto “Nautilus Island”. Contactada pelo Publituris, a administração de Vale do Lobo “nada tem a comentar de momento sobre este assunto” sabendo-se contudo que, no lançamento do projecto, Sander van Gelder apontava a construção da ilha como a solução ambientalmente mais correcta.
Contudo, na avaliação preliminar as entidades auscultadas pelo Governo concluíram que a ilha artificial, embora protegesse localmente a costa situada à sua rectaguarda, “iria afectar negativamente os trechos de praia adjacentes a nascente e poente”, onde “não seriam aceitáveis as duas zonas de forte recuo da linha de água.
De acordo com o projecto, a Nautilus Island teria uma área aproximada de 100 hectares, projectada a 200 metros da costa, frente ao empreendimento Vale do Lobo e construída com areia dragada do fundo do mar, bombeada para a zona onde seria edificada. Uma vez construída, a ilha seria trabalhada para assumir o aspecto de uma ilha tropical, Com a forma de duas conchas “nautilos”.
A construção da ilha estaria a cargo de especialistas do Royal Boskalis Westinster, empresa de dragagem anglo-holandesa envolvida em projectos similares e de maior envergadura nos Emirados Árabes Unidos. O apoio técnico foi pedido à Consulmar e Universidade do Algarve, tendo ainda sido solicitada assistência à Deft Technical University e Hydronomic bv.