Edição digital
Assine já
PUB
Opinião

2024 Novos desafio e parcerias: Dar voz às empresas

Os empresários estão atentos e têm feito um esforço de mudança e ajuste às novas realidades, procurando rentabilizar os seus programas, apesar das dificuldades logísticas e do aumento exponencial dos custos, sem perder a aposta na qualidade e na sustentabilidade.

Opinião

2024 Novos desafio e parcerias: Dar voz às empresas

Os empresários estão atentos e têm feito um esforço de mudança e ajuste às novas realidades, procurando rentabilizar os seus programas, apesar das dificuldades logísticas e do aumento exponencial dos custos, sem perder a aposta na qualidade e na sustentabilidade.

Sobre o autor
António Marques Vidal

A APECATE e o Publituris iniciam uma parceria que procura dar a conhecer a realidade do dia a dia do sector dos Congressos, Eventos e Animação Turística, em todas as suas dimensões.

Durante este ano de 2024, vamos ter um espaço onde vamos poder debater vários temas desde os múltiplos problemas, soluções, inovação, competitividade, códigos de conduta, gestão de risco, legislação, inovação, IA, etc., entre muitos outros. Iremos acolher todas as empresas e iniciativas que acrescentem valor para o desenvolvimento. O nosso objetivo é criar um espaço de diálogo que divulgue e aumente a notoriedade, promova um conhecimento mais aprofundado, partilhando conteúdos que contribuam para a visibilidade de quem somos e o que fazemos.

Todos sabemos as características únicas desta área muito diversificada e transversal, com muitas tipologias de empresas desde as micro, médias e grandes empresas, mobilizando muitos fornecedores, clientes e operadores, com uma elevada criatividade, na construção de conteúdos e conhecimentos, em permanente evolução e com elevada capacidade de reação às adversidades, transformando os problemas em soluções, sempre com o foco na melhor resposta às necessidades dos clientes.

Trabalhamos em todo o território português, criando e desenvolvendo os vários destinos, com especial relevância para os destinos de interior de Portugal Continental. Em qualquer região há empresas que prestam serviços nas nossas subáreas, com qualidade e profissionalismo.

Nos últimos anos vários acontecimentos vieram colocar à prova o sector, mas a resposta sempre foi positiva. Desde as crises económicas, a pandemia, as guerras e a instabilidade política, fazem com que o cenário atual seja de incerteza algo que os nossos empresários estão habituados a lidar, mas que contribui sempre para acentuar os problemas sentidos.

Estas características e o facto de, na sua essência, ser uma indústria de construtores de conteúdos em cima dos espaços (públicos, privados e virtuais), faz com que tenham de interagir com todos os sectores da sociedade, sofrendo frequentemente com os problemas da falta de ordenamento, para além de muitas outras questões como uma fiscalidade desajustada, multiplicidade de leis e obrigações administrativas irreais, muitas taxas e autorizações desnecessárias e redundantes, a falta de dados e estudos sobre a nossa realidade e importância económica, pouco apoio à implementação de novas ideias e tecnologias como a inteligência artificial, programas de apoio desajustados, etc.

Os empresários estão atentos e têm feito um esforço de mudança e ajuste às novas realidades, procurando rentabilizar os seus programas, apesar das dificuldades logísticas e do aumento exponencial dos custos, sem perder a aposta na qualidade e na sustentabilidade. Este caminho não tem sido fácil, mas é mais uma prova de resiliência do sector dos Congressos/ Eventos e da Animação Turística. Para melhorar ainda mais a capacidade operacional, a qualidade e sustentabilidade do sector, há muito que a APECATE trabalha para que as instituições do Estado e o Governo, por um lado, e os empresários e empresas, por outro, alterem o seu comportamento e sejam mais eficazes e sustentáveis. Muito se tem evoluído, mas ainda subsistem muitos problemas, barreiras e constrangimentos.

É importante criar uma mudança de cultura, sair de um modelo de Estado que é autista e “acha” que sabe tudo, para um mais democrático, em que a sociedade civil, nomeadamente os empresários, participem desde o princípio até ao fim nos processos de resolução. Só assim continuaremos competitivos e poderemos ultrapassar as dificuldades do contexto atual. Temos a noção que aprender a trabalhar em parceria, com transparência, cumprindo prazos e objetivos, não é fácil, mas é importante não desistir e continuar a lutar, resolvendo as questões que nos afetam. Este tem sido o objetivo da APECATE desde a sua criação. São muitas as áreas em que temos intervindo, sendo esta mais uma iniciativa, que visa expor e debater todas estas questões.

Sobre o autorAntónio Marques Vidal

António Marques Vidal

Presidente da APECATE - Associação Portuguesa de Empresas de Congressos | Animação Turística | Eventos
Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.